Matosinhos Sport
newsletter
pesquisar
Provedor do Utente
1
2
3
4
5
6 7
8
9
10
11
12 13 14
15
16
17
18
19 20 21
22
23
24
25
26
27 28 29
30
31
Anterior Mai 17 Jun 17 Jul 17 Ago 17 Set 17 Out 17 Nov 17 Dez 17 | Jan 18 Fev 18 Mar 18 Abr 18 Mai 18 Seguinte

De 3 a 8 de Julho de 2011, Matosinhos irá receber cerca de 1500 jovens, oriundos de 25 Concelhos portugueses e galegos, que em diversas modalidades – andebol, basquetebol, atletismo, atletismo deficientes, futebol de 7, voleibol, voleibol de praia, natação - disputarão os IX Jogos do Eixo Atlântico.

Estes Jogos – que se realizam de 2 em 2 anos, alternando entre um concelho da Galiza e um concelho do Norte de Portugal – inserem-se no âmbito da associação transfronteiriça do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que engloba 34 concelhos da euro região Galiza - Norte de Portugal.

Matosinhos é, desde 2007, um dos 34 membros desta organização, sucedendo – na organização dos Jogos -  às cidades da Corunha (2009) e Vila Nova de Gaia (2007).

A candidatura de Matosinhos à organização da IX Edição dos Jogos tem por fundamentos não só o facto de ser um território dotado de excelentes infra-estruturas para a prática desportiva mas, sobretudo, de ser um concelho onde o desporto faz parte do quotidiano de todos os cidadãos, com um enorme empenho na formação e iniciação desportiva de mais de 10.000 crianças em idade escolar e mais de 5.000 jovens em competição nas mais diversas modalidades, relevando ainda o facto de Matosinhos organizar e/ou receber, frequentemente, eventos competitivos em mais de 20 modalidades, alguns dos quais de âmbito e projecção mundial.

O desporto é convivência e amizade, e esta competição desportiva, instituída desde a fundação do Eixo Atlântico, constitui o evento mais duradouro e com maior repercussão na população jovem das cidades integrantes do Eixo Atlântico, contribuindo para a divulgação desta associação transfronteiriça junto da juventude mas também para ampliar o conhecimento e compreensão entre as populações dos concelhos membros.

A organização e logística dos Jogos do Eixo Atlântico estão a cargo da Matosinhos Sport, Empresa Municipal de Desporto.
O Vereador do Desporto da Autarquia e Administrador da Matosinhos Sport, Dr. José Guilherme Aguiar, afirmou ser "uma honra e um prazer para Matosinhos receber 25 das 34 cidades que constituem o Eixo Atlântico". "Não será um Campeonato do Mundo ou um Europeu, nem terá a mediatização de uns Jogos Olímpicos, mas numa comunidade como o Noroeste Peninsular, este evento vale muito, porque estamos a falar dos nossos jovens. É com que eles que nos preocupamos", esclareceu o Administrador da Matosinhos Sport.

O Dr. Guilherme Aguiar anunciou ainda que o Troféu Fair Play dos Jogos do Eixo Atlântico 2011 terá o nome de Nelson Cardoso, falecido no início do ano. A decisão, tomada por unanimidade pelos membros da Comissão Delegada de Desportos do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, pretende ser uma homenagem ao antigo Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos e Presidente do Conselho de Administração da Gaianima.

Presentes nesta sessão estiveram o Dr. Xoán Vázquez Mao, Secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, o Dr. Domingos Madeira Pinto, Presidente da Comissão Delegada de Desportos do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, e a Administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz







© 2017 MATOSINHOSPORT Todos os direitos reservados