Matosinhos Sport
newsletter
pesquisar
Provedor do Utente
1
2
3
4
5
6
7
8 9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22 23 24 25
26
27
28 29 30
Anterior Abr 17 Mai 17 Jun 17 Jul 17 Ago 17 Set 17 Out 17 Nov 17 Dez 17 | Jan 18 Fev 18 Mar 18 Abr 18 Seguinte
Título da página
Põe-te a Mexer®
A promoção do Desporto e da Actividade Física foi, desde sempre, um dos objetivos nucleares da MS – Matosinhos Sport, EM, tendo como princípios fundamentais:
  • Mobilizar a população em geral, integrando a atividade física na rotina diária dos matosinhenses e autonomizar os cidadãos para a atividade física.
  • Aumentar o conhecimento público de que a prática da atividade física regular é um complemento de saúde e um dos maiores fatores de promoção de uma vida saudável e aumentar o conhecimento de que todas as pessoas, independentemente da idade, podem e devem realizar regularmente atividade física adaptada às suas condições de vida e que se pode começar ou recomeçar a prática em qualquer idade.
A atividade física regular pode ser o instrumento mais barato de saúde pública, desde que devidamente enquadrada por profissionais da Educação Física competentes e por espaços adequados à prática desportiva.

Neste contexto, e de forma a fazer cumprir os princípios atrás enunciados, surgiu o programa “Põe-te a Mexer®”, posto em prática nas marginais, pavilhões e praias do Concelho.
Baseado no conceito de Desporto para todos, este programa envolveu, em 2007, milhares de pessoas de todas as idades, mostrando assim que o Desporto pode ser também uma forma de inclusão social. 

Iremos continuar a aposta, melhorando e aumentando a participação e serviços, com os objetivos de promover o gosto pela prática da Atividade Física, o convívio entre a população de diferentes faixas etárias, sexo e condição social, ocupar os tempos livres de uma forma alegre e saudável e promover a criação de hábitos de vida saudáveis, incutir a noção da relação positiva entre a prática da atividade física e a melhoria da qualidade de vida; em suma, proporcionar a prática da atividade física à população em geral, trazendo para os eventos o maior número de participantes;

Atualmente, este programa é muito participado, por pessoas de todas as idades que, na sua maioria, são do Concelho de Matosinhos; além do acompanhamento desportivo, também possibilitamos a todos os participantes medições de tensão arterial, controlo de glicemia, além de convidarmos, periodicamente, algumas individualidades do foro da medicina desportiva (e não só) para aconselharem os praticantes de desporto informal em matérias fundamentais como nutricionismo, cardiologia e podologia, por exemplo.
 
Ainda: aos devidamente registados como praticantes do Põe-te a Mexer®, a Matosinhos Sport oferece um seguro de acidentes pessoais vigente durante essa prática.

Neste momento, o Põe-te a Mexer® é o principal “culpado” de muitos matosinhenses (e não só) praticarem desporto informal – como sejam as caminhadas – pelo menos uma vez por semana; arriscamos dizer que muitos já o fazem mais de uma vez por semana e outros até todos os dias.

O Desporto do Futuro será o desporto dos cidadãos. Atenderá acima de tudo aos interesses das pessoas, dos sexos, da forma física, da condição social. Será um desporto plural que, sem eliminar o gosto por competir, respeitará a diversidade e pluralidade dos objetivos, das motivações, dos gostos e dos rendimentos. Os autarcas matosinhenses, sempre de mãos dadas com o progresso, têm plena consciência que esta nova tendência das populações terá um caráter duradouro porque assenta num conjunto de profundas transformações da consciência cultural desportiva contemporânea. Conclui-se, assim, da necessidade de todos estarmos preparados para o surgir de um “novo” desporto que tem como referencial o indivíduo, a sua idade, género, forma física, etc. Será o Desporto dos Cidadãos e não para os Cidadãos.






O Põe-te a Mexer® é uma marca registada, propriedade da Câmara Municipal de Matosinhos, estando associada a atividades de recreio, desportivas, culturais, educativas e de cultura física





© 2017 MATOSINHOSPORT Todos os direitos reservados